Situação muito comum que ocasiona afastamentos do trabalhador são os tombos. Esses acidentes ocorrem na grande maioria das vezes porque o trabalhador não está utilizando o calçado adequado. É obrigação da empresa fornecer o calcado correto para o trabalhador, e além disso, fiscalizar o seu uso no dia-a-dia a fim evitar acidentes, sob pena de responsabilização por eventuais acidentes.
e acordo com os acidentes registrados é possível perceber que muitos ocorreram devido falta de atenção, pressa ou imperícia por parte do empregado. Muitas vezes a pressão por cumprir prazos influencia o ritmo de trabalho ocasionando mais acidentes.
Situações em que ocorrem tropeços
- • dobras nos tapetes;
- • cabos no piso;
- • gavetas abertas;
- • objetos largados no chão.
Situações em que ocorrem escorregões
- • tempo chuvoso;
- • piso com acabamento liso;
- • derramamento de materiais;
- • piso oleoso ou molhado.
Como prevenir quedas no trabalho
- 1. Sempre verifique as placas de sinalização. Elas informam piso molhado, uso de corrimão, uso de escada, desnível, e outras situações de risco.
- 2. A realização do trabalho em altura está entre um dos mais perigosos por isso o uso de EPI’s é obrigatório (cadeira suspensa, cintos de segurança, cordas, mosquetão, travas anti-quedas).
- 3. Deve-se evitar objetos espalhados pelo chão, em especial aqueles que podem causar tropeços e/ou escorregões. Todo material deve ser recolhido e guardado conforme orientação do supervisor responsável.
- 4. Siga as normas. A norma NBR 9050 estabelece as condições para a mobilidade e sinalização em construções, incluindo as escadas construídas no local. A NBR 9050 prevê ainda uma sinalização intermitente, que gera a percepção de uma linha pontilhada que sinaliza as diferenças de níveis dos degraus.
É possível reduzir os riscos de acidente de trabalho com medidas simples aplicadas no dia a dia. A empresa pode espalhar cartazes pelos murais com orientações, promover a semana de segurança, oferecer treinamentos e outras medidas que achar necessário.





