Muitos profissionais da construção civil ou de outro seguimento da empresa, principalmente fábricas, não sabem que apenas os eletricistas estão habilitados a fazer ligações e instalações, fazendo uso dos EPIs necessários para esses serviços.
É comum que profissionais da construção civil se utilizem das gambiaras em postes ou fios desencapados para uso de equipamentos, colocando suas vidas em risco. Essas gambiarras geralmente são ligadas diretamente no poste que possuem tensão média de 13.800v, sendo fatal em caso de choque elétrico.
Dessa forma, é obrigação da empresa supervisionar, orientar e fornecer um profissional eletricista caso haja necessidade de manuseios de fios e cabos elétricos na obra.
O que pode causar choque elétrico?
- – fios desencapados;
- – ligações clandestinas;
- – sobrecarga de energia;
- – raios (chuvas);
- – instalações mal feitas;
- – materiais de má qualidade.
Para evitar choques elétricos alguns cuidados são necessários
- – não se aproximar de fios de alta tensão;
- – sempre utilizar fio terra nos aparelhos;
- – evitar ligar muitos aparelhos na mesma tomada;
- – evitar deixar cabos bagunçados/misturados;
- – em caso de chuvas desligar aparelhos que podem causar sobrecarga;
- – quando perceber situação de risco informar a área responsável.
É importante que o funcionário contratado tenha conhecimento em NR-10 e esteja atento a situações de risco para contorná-las e assim diminuir o número de acidentes causados por choques elétricos.
A NR 10 – Instalações e serviços em eletricidade tem como objetivo principal mostrar as condições de trabalho necessárias para uma atividade segura, afim de garantir a integridade física do funcionário.
O ISC oferece a NR-10 em sua grade de cursos. Se você já trabalha na área e não possui formação técnica ou quer dar início a uma nova carreira, entre em contato conosco através do nosso site, e-mail ou 0800. Estamos prontos para atendê-lo.





